≧ω≦ Resenha: Antes de Tudo Acabar (Mary C. Muller) ≧ω≦
Capa do Livro |
Hoje eu vou resenhar um livro maravilhoso, que se chama Antes de Tudo Acabar da Mary C. Muller e foi publicado em 2017 pela editora Outro Planeta.
Mary C. Muller, a autora |
Quem
narra o livro é o Rafael, nosso protagonista.
E a vida dele é bem complicado, por causa da sua mãe que é alcoólatra e por ele ser bastante deslocado, tímido e não ter muitos amigos, contudo, ele tem uma melhor amiga q é a Anne.
Eles se conhecem desde que nasceram, literalmente, e a Anne é muito legal e fantástica porque ela é muito forte e tanto eu como o Rafael admiramos isso nela.
Ambos tem problemas com os pais: como eu já falei a mãe do Rafa é alcoólatra e o pai dele abandonou eles para ir viver com outra mulher e no caso da Anne, o pai bate nela.
Mesmo com coisas ruins acontecendo (eles sofrem bullying também), o Rafa sabe que a Anne sempre vai estar lá por ele e vice-versa.
Só que acontece uma coisa: ela começa a namorar, o que não seria um
problema se ele, o Rafael, não achasse que gosta dela, e também se o namorado novo dela
não fosse um babaca!
No meio disso, entra uma nova personagem, a Kaori.
Uma garota asiática, sensata e maravilhosa — diga-se de passagem — e é graças a ela que muita coisa boa acontece na vida do Rafa. Ela é super compreensiva e a relação dela com o Rafa me deu vontade de chorar, porque parece coisa de outro mundo
Outro personagem maravilhoso que faz parte desse quarteto é o Rafael — sim, outro Rafael — mas ele é chamado de Ferreira, por ser seu sobrenome e pra gente não se confundir XD. Ele é gay e os pais não sabem e ele prefere que continue assim por causa do medo de ser expulso de casa.
Tem
também a Júlia que é "alguma coisa" pro Rafael, e ela é coisinha mais fofa que
existe, sério, dá vontade apertar!
Antes de Tudo Acabar é um livro emocionante demais!
Ele trata sobre a adolescência, sabem, vestibulares e quando a gente não sabe o que escolher, ficamos com medo de nos separar dos nossos amigos, não sabemos se vamos passar no vestibular, como é difícil lidar com o bullying e com a depressão...
Contudo, o que mais me chocou foi o relacionamento abusivo da história, como a autora tratou, e como é diferente quem vê e quem tá na pele da pessoa. Inclusive tem pessoas que acham que “ela to nesse relacionamento porque quer” e também “se fosse comigo eu não ia deixar”, só q não é tão simples quanto pensam, é muito difícil sair de um relacionamento abusivo e também enxergar que um relacionamento abusivo é um relacionamento abusivo!
Qual é o seu livro favorito da Mary? Me diz aí.
É isso pessoal! Matta ne
ainda não cheguei a ler um livro dela mas com certeza o primeiro vai ser esse
ResponderExcluirkisses :)
Esse livro é incrível, obg pelo comentário 💛
Excluir